Equipe do iSupport-Br publica dados da primeira fase da pesquisa na Revista Frontiers

Foi publicado recentemente na revista Frontiers o artigo intitulado "ISupport-Brasil: Preliminary results of the usability and acceptability assessment by caregivers of people who have dementia".

O estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade e aceitabilidade do iSupport-Brasil (iSupport-Br) para apoiar virtualmente cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência. Na primeira etapa da pesquisa, nove cuidadores/ex-cuidadores avaliaram a interface da plataforma que hospeda o iSupport-BR. Na segunda etapa, 10 cuidadores avaliaram a aceitabilidade da plataforma e responderam a Escala de Usabilidade do Sistema (SUS), que varia de 0 a 100 pontos. Foi realizada análise descritiva dos dados quantitativos, bem como análise temática em questões abertas. Todos os aspectos éticos foram respeitados. Os resultados da primeira etapa indicaram interface amigável do sistema e conteúdo relevante do programa, com 55,6 e 77,8% dos participantes atribuindo nota máxima a essas questões, respectivamente. Dos cinco pontos possíveis, a pontuação média do sistema foi de 3,7. Na Fase 2, 80% dos cuidadores avaliaram o programa como muito útil e 100% o recomendariam a outros cuidadores. A percepção da usabilidade do programa pela escala SUS foi excelente (M = 86,5 ± 11,5).

Esta pesquisa permitiu elaborar a versão final do iSupport-BR, considerando usabilidade e aceitabilidade da plataforma e do programa para computadores/notebooks, sendo pioneira em avaliá-lo para uso em smartphones.

Com o iSupport-Br pronto para uso, pesquisas futuras irão avaliar seus efeitos na saúde mental de cuidadores de idosos que vivem com demência.

O artigo pode ser conferido na íntegra através do link.

Acompanhe o iSupport-BR também pelas redes sociais oficiais