O estilo de vida saudável na redução de risco para demência

De acordo com diretrizes emitidas em maio de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fatores como a prática regular de exercícios físicos, não consumir tabaco e não consumir álcool de forma nociva, controlar o peso com uma dieta saudável e manter níveis adequados de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue, podem reduzir o risco de declínio cognitivo e demência.

As Diretrizes fornecem informações para que profissionais de saúde aconselhem pacientes e seus familiares sobre o que podem fazer para ajudar a prevenir o declínio cognitivo e a demência. Eles também são úteis para governos, formuladores de políticas e autoridades de planejamento no desenvolvimento de ações e programas que incentivem estilos de vida saudáveis.

A redução dos fatores de risco para a demência é uma das demandas incluídas no “Plano de ação global da OMS para a resposta à saúde pública à demência”. Outras áreas incluem: fortalecimento de sistemas de informação para demência; diagnóstico, tratamento e cuidado; cuidadores de pessoas com demência; e pesquisa e inovação.

O apoio aos cuidadores de pessoas com demência é um elemento essencial nos planos nacionais de demência, disse a Dr.ª Dévora Kestel, diretora do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. "Os cuidadores de pessoas com demência são muitas vezes membros da família que precisam fazer ajustes consideráveis em suas vidas familiares e profissionais para cuidar de seus entes queridos. É por isso que a OMS criou o iSupport. O iSupport é um programa de treinamento online que fornece aos cuidadores de pessoas com demência conselhos sobre gestão geral do cuidado, lidar com mudanças de comportamento e como cuidar de sua própria saúde".

Atualmente, a versão brasileira do iSupport está na fase final de implantação e estão sendo realizados pré-testes acerca de sua usabilidade e aceitabilidade.

Clique aqui para acessar as Diretrizes sobre redução de risco de declínio cognitivo e demência (versão em espanhol)

Clique aqui para acessar as Diretrizes sobre redução de risco de declínio cognitivo e demência (versão em inglês)

Acompanhe o iSupport-BR também pelas redes sociais oficiais