Ocorrência de infecção e mortalidade por COVID-19 em residenciais para idosos no Brasil
A pesquisadora Dra. Déborah Cristina de Oliveira, integrante da equipe do iSupport-Brasil, publicou um preprint na última quarta-feira (29) junto a uma equipe de pesquisadores, por meio da Scientific Electronic Library Online (SciELO), cujo objetivo foi descrever a ocorrência de infecção e mortalidade por COVID-19 em Residenciais de Cuidado de Longa Duração (RCLD) para idosos no Brasil.
Foi realizado um estudo de caráter transversal e descritivo, com uso de fontes primárias e secundárias, entre abril e junho de 2020, onde administradores de RCLD de todo o Brasil foram convidados a informar a ocorrência de infecção e mortalidade de residentes por COVID-19, além da busca ativa de dados realizada junto aos serviços do Ministério Público Estadual, Secretarias de Saúde e Sistema Único de Assistência Social.
Foram analisadas as informações de 1.802 RCLD de onze estados, onde residiam 42.216 idosos. A taxa de incidência de COVID-19 foi de 6,14% e foram registrados 458 óbitos no período, com uma taxa de letalidade de 17,65%.
Estes achados demonstram incidência e letalidade menores do que as taxas observadas em RCLD de outros países. Entretanto, limitações quanto a coleta de informações e outras barreiras tornam fundamental a estruturação de novas fontes de dados para o conhecimento da propagação do vírus nos RCLD do Brasil.
Confira o artigo completo no link: Ocorrência de infecção e mortalidade por COVID-19 em residenciais para idosos no Brasil.