Produção científica – Ludmyla Alves
Em fevereiro de 2020, a pesquisadora Me. Ludmyla Caroline de Souza Alves, integrante da equipe do iSupport-Brasil, defendeu sua dissertação pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo tema aborda a eficácia de um treinamento online para cuidadores informais de idosos com o diagnóstico de Doença de Alzheimer.
Foi realizado um ensaio clínico randomizado e controlado com trinta cuidadores informais, divididos entre um grupo para intervenção e um grupo para controle. O grupo intervenção recebeu treinamento online por três meses através do site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), enquanto o grupo controle recebeu um material impresso com informações básicas.
A intervenção produziu efeitos sobre os sintomas ansiosos e depressivos para o grupo intervenção, com diferenças significativas. Houve correlação positiva entre sobrecarga e sintomas de ansiedade, além da sobrecarga com o estresse e a depressão. O estado de saúde apresentou correlação inversa com estresse e queixa de memória.
Diversos tipos de intervenções voltadas a cuidadores são criados com objetivo de informar sobre diagnósticos, diminuir a sobrecarga, os sintomas depressivos e ansiosos, entre outros. A importância da intervenção online vai de encontro ao acesso prático à informação e treinamento, o que pode impactar diretamente na relação entre cuidador e paciente.