Situação do COVID-19 em Instituições de Longa Permanência no Brasil

A pesquisadora Dra. Déborah Cristina de Oliveira, integrante da equipe do iSupport-Brasil, vem desenvolvendo nos últimos meses junto a International Long-Term Care Policy Network, relatórios que tratam da situação do COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Brasil, bem como ações tomadas para mitigar a infecção e reduzir a mortalidade.

A International Long-Term Care Policy Network visa documentar o impacto da COVID-19 em pessoas que dependem de cuidados de longa duração e naqueles que o fornecem, além de compartilhar informações sobre políticas e medidas para diminuir este impacto, reunindo evidências sobre seu sucesso ou não.

Alguns pontos chave dos relatórios abordam: a inexistência de dados oficiais sobre o número de casos e mortalidade relacionados ao COVID-19 em ILPI brasileiras; barreiras e desafios quanto aos sistemas de notificação de organizações de assistência a longo prazo; dados dos Ministérios Públicos de sete estados brasileiros que constatam infecções por COVID-19 em 2.673 residentes de ILPI e 1.060 membros da equipe; registro de 502 óbitos por COVID-19 entre os residentes, o que representa uma relação caso-fatalidade de 18,8%; relatos de aproximadamente 65% dos gerentes de instituições estarem tendo dificuldades financeiras; entre outras informações.

 

Confira os relatórios completos (em inglês):

The COVID-19 situation in Brazilian care homes and actions taken to mitigate infection and reduce mortality

COVID-19 and Long-Term Care in Brazil: Impact, Measures and Lessons Learned 

 

O site da International Long-Term Care Policy Network publicará atualizações regularmente por meio de relatórios conforme a obtenção de maiores informações sobre a situação.

Acompanhe o iSupport-BR também pelas redes sociais oficiais