Necessidade da Pesquisa
O iSupport-BR é um programa online de apoio a cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência, baseado em evidências e desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adaptação, teste e uso por países membros, tais como o Brasil. O objetivo principal do programa iSupport-BR é melhorar a saúde mental destes cuidadores por meio de uma ferramenta de treinamento que é facilmente escalável e acessível pelo computador, celular ou tablet, principalmente para cuidadores com dificuldades de acesso a apoio profissional. O iSupport-Br é resultado de uma política pública internacional para atender metas mundiais de suporte e controle da demência, bem como para formulação de estratégias tecnológicas para a solução de problemas crônicos epidêmicos. Este é também parte de um programa abrangente chamado Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) que visa melhorar a saúde mental em países de baixo e médio poder econômico, incluindo o Brasil.
É comum que cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência vivenciem altos índices de sobrecarga, com impacto físico e mental, consequentes das altas demandas do cuidado prestado à uma pessoa dependente.
Um estudo multicêntrico em países com diversos níveis de desenvolvimento econômico mostrou que os problemas de saúde acometem entre 26,9% a 42,5% dos cuidadores de pessoas que vivem com demência. Além disso, o cuidado prestado gera alto impacto econômico e social, com altos custos para o sistema público de saúde e de assistência social. Estima-se que as despesas globais anuais com demência totalizem 818 bilhões de dólares. Em nações com alto poder econômico, tal como o Reino Unido, os custos com o cuidado em demência (familiar, social e de saúde) ultrapassam o gasto anual total do sistema de saúde e os custos totais previstos para os tratamentos de câncer, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.
Estimativas governamentais no Reino Unido mostram que cuidadores familiares ajudam a poupar 119 bilhões de libras (equivalente a 560 bilhões de reais) em recursos públicos todos os anos. Portanto, intervenções que visam reduzir a sobrecarga e promover a saúde física e mental destas pessoas são consideradas prioridade mundial para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde. No entanto, cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência ainda carecem de programas eficazes para diminuição da sobrecarga e melhora da qualidade de vida, perpetuando altos custos em saúde pública e atenção social globalmente.
Considerando essa necessidade, a OMS desenvolveu o iSupport-BR como forma de oferecer um recurso adaptável e comparável entre países. Tendo em vista os altos índices de demência em países de alto a baixo poder econômico e o grande número de cuidadores familiares envolvidos no cuidado a estas pessoas o iSupport vêm sendo testado com sucesso para uso em países como a Índia, Austrália e Países Baixos.